Empreendedorismo e Por Onde Começar – Mudando o Percurso

Empreendedorismo e por onde começar. Você levanta todos os dias pela manhã, toma café, escova os dentes, toma banho, se arruma, pega o seu ônibus ou o seu carro e todo o tempo você pensa que você gostaria que você queria ser o dono da sua própria empresa, que você queria ser o chefe, trabalhar pra você mesmo.

Porque se tem uma coisa que não dá dinheiro é trabalhar para os outros, isso é uma frase que meu irmão sempre fala e eu concordo com ele.

 

Então, o que te resta fazer é: COMEÇAR.

1º Identifique uma ideia:

Mas não pense apenas no dinheiro, tente conciliar o que gosta com o que você sabe fazer, empreendedorismo pede isso. Eu gosto de música, mas não sei tocar e nem cantar e sei que não tenho talento pra isso. Então, saiba identificar o que você gosta com o que você sabe fazer.

2º Planejamento:

Tem que planejar. Então, teve uma ideia? Coloque ela no papel, listando informações e colocando em planilhas custos e despesas. Fazendo uma lista de tudo o que você precisa, consequentemente você saberá por onde começar, faça um fluxograma que é sempre bem vindo, faça uma lista dos possíveis clientes para entrar em contato. 

3º Pesquisa:

É muito importante nessa fase e em todas as outras também você pesquisar bastante, em livros, internet, revistas, jornais sobre a sua ideia.

 

empreendedorismo
Empreendedorismo: Planejamento.

 

4º Investimento:

Com o planejamento feito você terá ideia do quanto você precisa pra investir e ter o capital de giro para começar o seu negócio.

5º Burocracia:

Hoje no Brasil pra você se tornar um um micro-empreendedor não é difícil. Ter um CNPJ, uma inscrição municipal e estadual é fácil. Basta entrar no site do MEI e fazer a sua inscrição. Você pagará uma taxa para cada inscrição, porém é barato, e todo mês pagará uma taxa.

6º Tirar a ideia do papel:

Comece a colocar em prática. Faça um site, uma página no Facebook, um Instagram. Começa a colocar a ideia do seu serviço ou produto já na cabeça das pessoas. Faça banners, folhetos. Com a sua lista de possíveis clientes, você tem que começar as ligações, os e-mails marketing, a distribuição de folhetos.

7º Divulgação:

Buscar clientes investindo em divulgação, não somente com dinheiro, mas com tempo mesmo. Tem muita divulgação que não precisa de dinheiro, como o Facebook e Instagram, Twitter entre nessa também.

Empreendedorismo: Significa não desistir

Lembre-se: Se estiver oferecendo um produto, você terá que tê-los em mãos se alguém já quiser de cara, ou pelo menos uma amostra, se estiver oferecendo um serviço, você tem que ter a infraestrutura para tal.

Mas primeiro você tem que manter a calma, não adianta largar emprego, estudos e se dedicar de cara ao seu negócio, sem antes saber o que você quer fazer, empreendedorismo não é isso.

E daí por diante é não desistir e sim persistir. O começo é sempre difícil, isso é com tudo na sua vida e na vida de qualquer pessoa, não pense que vai ser fácil porque não será, tem que ter isso em mente.

Deixe de ser imediatista que as coisas vão surgir quando você buscar de verdade, visando sempre no lucro de experiências, clientes e aprendizados e não  somente no dinheiro. Dinheiro vem, mas com o tempo, nem sempre é rápido, mas quando vem tem que saber administrar, mas aí é assunto para outro post.

Espero que tenham gostado! Até a próxima.