Vitimismo – Mudando o Percurso

Quem nunca se fez de vítima que atire a primeira pedra. Ou já se aproveitou do vitimismo. Acredito que não haverá ninguém que nunca tenha se feito de vítima, para se safar de alguma coisa, para jogar a culpa em alguém ou até mesmo para ficar melhor consigo mesmo. Isso é normal, todos já fizeram isso em algum momento da vida e ainda irá fazer, o problema é quando isso começa a fazer parte da personalidade da pessoa.

 

 

O vitimismo é a causa de 100% dos problemas de não conseguir nada na vida e a pessoa que sempre se coloca como vítima da sociedade, das circunstâncias, ou seja, ela se acha vítima do mundo, ela está apenas se auto prejudicando.

Já dizia o versículo bíblico: Mateus, 5:45 “Para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.”

 

vitimismo
Vitimismo

 

O Sol Nasce para Todos:

O sol nasce para todos (bons e maus), a chuva cai para todos (bons e maus), todos tem igualmente 24 horas por dia, 07 dias da semana, os 365 dias do ano é distribuído para bons e maus, brancos, negros, asiáticos, pardos, gordos e magros, baixos e altos, ricos e pobres, homossexuais e heterossexual.

Então porque achar que todo mundo tem mais chances do que eu ou do que você? Você faz os seus dias, você faz as suas circunstâncias, você faz os seus momentos, então deixe de vitimismo.

Claro que há as injustiças, há os maus momentos onde você pensa “porque isso aconteceu, eu não fiz nada de errado”, claro que há o preconceito, o racismo, o bullying, há a maldade alheia (e as vezes a nossa), mas isso não é sempre e é assunto para outro post. O post em questão aqui, é o vitimismo.

Tem pessoas que se fazem de vítima o tempo todo, se acha um grande injustiçado, acha que a sorte não nasceu para eles (não acredito em sorte, acredito que tudo é DEUS e consequências dos seus atos), tem pessoas que pensa:

Tantos Porquês:

“Porque comigo isso não acontece?”, “Porque o meu negócio não deu certo?”, “Porque eu não fico rico?”, “Porque eu não tenho um carro?”, “Porque meu casamento não é bom como daquele casal?”. Porque, porque, porque e porque…

São tantos porquês que ninguém tem a explicação para te dar, a única coisa que posso falar é DEIXE DE VITIMISMO E CORRA ATRÁS. Você já parou pra pensar que a maioria dos seus porquês tem jeito? Que você mesmo pode fazer e não colocar a culpa nos outros?

Não ache que só porque você não tem algo ou porque não conseguiu algo a culpa foi de alguém (em alguns pouquíssimos casos pode ser sim), mas na maioria dos casos, é por sua culpa mesmo e não de ninguém, então deixe de vitimismo e de ser covarde, vá em busca daquilo que você quer e não coloque mais a culpa em ninguém.

Até a próxima.