Ciudad del Este, Paraguai – Mudando o Percurso

Já ouviu falar em Ciudad del Este, Paraguai? Tenho certeza que sim, é a famosa cidade das muambas, aquela que precisa atravessar a Ponte da Amizade para fazer as compras, onde os impostos são baratos e você pode sair de lá com muitas compras e um pouco chocada com o livre comércio.

Ciudad del Este, Paraguai fica no extremo leste do país, faz divisa com o Brasil às margens do rio Paraná e o que nos separa é a famosa Ponte da Amizade. Esqueça o que víamos da Ponte da Amizade nos anos 90 e no começo nos anos 2000, cheio de pessoas correndo, contrabando, jogando as muambas no rio. As coisas hoje em dia mudaram bastante, hoje tudo está bem mais organizado, não há bagunça ou correrias, a ponte foi reformada colocaram grades e está bem limpa.

 

ciudad del este, paraguai
Ciudad del Este

 

Pra passar na fronteira é bem tranquilo também, eles só pedem o documento e pra você preencher um formulário super rápido e logo já te deixam seguir.

Compras na Ciudad del Este, Paraguai

Assim que você passa pela fronteira você vê tudo o que a Ciudad del Este, Paraguai representa. Uma infinidade de shoppings, muitas galerias, muitos camelôs, banners enormes nos paredões dos shoppings e uma infinidade de pessoas. Eu fui no Shopping del Este que fica bem na entrada da fronteira e gostei bastante. As lojas são bem distribuídas, tem lojas só de perfumes, só de roupas, só de maquiagens, só de acessórios, só de eletrônicos e todas são multimarcas. O que você quiser encontrar ali, você vai encontrar.

 

ciudad del este, paraguai
Shopping del Este – Paraguai

 

Lojas de bebidas também é bem famoso por lá, você encontra todas as bebidas, Whisky, vinhos, conhaques, tequilas e tudo a preço de banana, muito barato mesmo. Cosméticos são bem fortes por lá também, tem lojas especializadas que vendem no atacado e dá pra negociar um bom preço. 

Os eletrônicos você precisa tomar cuidado. Alguns parecem iPhone, mas não são. Veja bem antes de comprar. Os acessórios precisam tomar o mesmo cuidado, principalmente óculos de sol.

Eles cobram tudo em dólar, por isso é bom que você já chegar sabendo da cotação do dólar do dia para não ter surpresas e tenha sempre a calculadora do celular em mãos pra você negociar também.

Eles aceitam o real normal, mas a conversão é feitar a partir do dólar. Eu só encontrei preços em real no valor dos cremes de cabelo e batons.

Armas em Ciudad del Este, Paraguai:

Uma coisa que fiquei chocada é que armas são vendidas nos camelôs e fica à exposição pra quem quiser ver. Armas, munição, armas brancas, achei aquilo um pouco de loucura, mas é o que acontece.

Quando fui acabei contratando uma agência em Foz do Iguaçu, fica R$40,00 por pessoa. Mas também dá pra atravessar sozinho, na hora de passar pela fronteira de volta é tranquilo, eles não pegam no pé; só dá uma olhada rápido no carro pra ver se tem muitas compras. Mas tudo tranquilo.

 

ciudad del este
A Nova Ponte da Amizade

 

Espero que tenham gostado e até a próxima!