Cataratas do Iguaçu – Mudando o Percurso

Acredito que todos já viram na escola as Cataratas do Iguaçu, então sabemos que fica em Foz do Iguaçu, Paraná. Ela faz parte de uma das 7 Maravilhas da Natureza e por experiência própria, ela realmente é impressionante e faz jus ao título.

Olhando para as Cataratas do Iguaçu você se depara com a força da natureza nas suas quedas e na sua vasta flora e fauna, para todo canto que você olha você encontra lindas aves e bichos, mas o que realmente impressiona é a água, as quedas e como a natureza sempre encontra um caminho para passar e nada a impede.

 

Cataratas do Iguaçu
Uma das inúmeras quedas

Lado Argentino ou Lado Brasileiro:

Para visitar as Cataratas do Iguaçu, Paraná você pode escolher os dois lados: O primeiro que fica no lado brasileiro e o segundo que fica no lado argentino.

Queria ter tido a oportunidade de ter visitado os dois lados, mas só consegui visitar o lado argentino, passei somente dois dias por lá e confesso que foi bem pouco, se você estiver planejando ir pra lá é recomendável que seja pelo menos 4 dias: 1 dia você visita o lado brasileiro, 1 dia visita o lado argentino, 1 dia você faz outros pontos turísticos em Foz do Iguaçu, 1 dia você faz suas compras no Paraguai e no Duty Free da Argentina.

Eu optei em ir para o lado argentino, pois em todas as pesquisas que fiz disseram que era o lado mais bonito, pois 80% das Cataratas do Iguaçu ficam do lado dos nossos hermanos; e não me arrependi.

Pois do lado argentino as passarelas ficam bem pertinho das quedas, possui 3 caminhos onde você pode conhecer todo o Parque e ainda conhece bem de perto a famosa Garganta do Diabo, onde tem o maior fluxo de água.

 

Cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu

 

Cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu – Lado argentino

 

Cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu – lado argentino

Formas e Valores:

Cataratas do Iguaçu
Entrada do Parque do lado argentino

Contratei um guia com serviço de transfer, vale a pena o serviço de transfer, mas o guia nas Cataratas eu dispenso da próxima vez, o serviço de transfer foi bom para nos ajudar a passar pela fronteira da Argentina, mas nada complicado que não se possa fazer sozinho, só demora um pouquinho devido ao grande fluxo de carro, mas super tranquilo, eles pegam o nosso documento para checar, pedem para preencher um formulário e já libera.

Logo chegamos na entrada do Parque, a entrada é de $ 326,00 pesos argentinos, mais ou menos R$60,00 reais.

Dica: Troque o dinheiro antes em uma casa de câmbio, pois lá eles não aceitam real.

Cataratas do Iguaçu, Paraná:

E aí que começa o passeio: Se prepare para andar muito e se molhar muito. Sim, vá com uma roupa bem confortável, de tênis e se puder leve uma muda de roupa extra, leve, pois você vai se molhar. Torça para que o dia esteja com sol, as fotos ficam bem mais bonitas e as roupas secam mais rápido. Vá preparado também com água e algum lanchinho, só tome cuidado para não comer nas trilhas, os macacos gostam desse lanchinhos e podem machucar a sua mão ao pegá-lo de você. Tanto que isso é uma advertência do próprio parque.

Cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu – lado argentino

Aproveite e tire muitas fotos, aprecie as inúmeras quedas, ao todo 275 quedas de água nas Cataras do Iguaçu, elas realmente são lindas, maravilhosas e você não se arrepende de ter ido.

Garganta do Diabo:

Agora, para chegar a Garganta do Diabo você precisa pegar um trenzinho que fica no próprio parque, a única coisa chata é que esse trem só sai a cada 30 minutos e a capacidade é limitada, ou seja, se não chegar antes você pode perder o bonde e ir somente no próximo, o que pode gerar uma espera de 1 hora. Sim, demora. Mas pra visitar as Cataratas do Iguaçu você precisa tirar o dia pra isso e não ligar pra horário.

 

Cataratas do Iguaçu
Estação do trenzinho para Garganta do Diabo

Pois quando chegar na Garganta do Diabo você verá um lugar MARAVILHOSO. Eu acho que esse nome é injusto (eu entendi a ideia, a água praticamente engole tudo), mas é um lugar magnífico da natureza e acredito que merecia um nome bem mais adequado. Lá, escorrega bastante, esteja sempre atento.

Nas Cataratas do Iguaçu existem vários espaços para comer, lanchonetes, banheiros e afins. O local é bem estruturado, se quiser fazer refeições por lá será bem servido, os preços são um pouco salgado, mas nessas viagens não podemos esperar por menos.

 

Cataratas do Iguaçu
Garganta do Diabo

 

Cataratas do Iguaçu
Garganta do Diabo

 

Numa próxima oportunidade irei para o lado brasileiro e falarei das minhas impressões.

Uma boa viagem e até a próxima!