Rio de Janeiro – Mudando o Percurso

Eu tinha apenas uma final de semana para curtir o Rio de Janeiro com a minha mãe. Quis dar um presentinho a ela e aproveitei as promoções de passagens aéreas de finais de semana e fomos. O melhor é que meu namorado é carioca que estava de férias do trabalho, então nada melhor que um guia turístico para te ajudar.

Era a primeira vez que estava indo para o Rio de Janeiro que conhecia pela televisão, ou seja, Cristo Redentor, Calçadão  e Forte de Copacabana, Lapa, Escadaria, Santa Tereza; confesso que me surpreendi com a cidade, devido as notícias que vemos constantemente pela tv e internet e como uma paulista desconfiada pensei que seria aquilo. Mas amei a cidade e fiquei apaixonada, volto mais vezes pra conhecer outras partes, realmente o Rio de Janeiro é uma cidade maravilhosa.

A Chegada

Chegamos pelo aeroporto Santos Dumont na sexta-feira de manhã.

Dica: Se quiser ver o Cristo Redentor pela janela do avião ao chegar no aeroporto. Ao reservar as poltronas, escolha a parte direita da aeronave, você verá de longe, mas verá.

Rio de Janeiro
Vista do avião chegando no aeroporto

Escolhi um hotel bem no centro do Rio, bem atrás do Teatro Municipal, você fica um pouco mais longe das praias, a praia mais perto é a do Flamengo, mas é bem perto dos pontos turísticos e do metrô, a localização foi ótima e o hotel muito bom também. E como ficava no centro, do aeroporto até o hotel peguei um Uber que deu R$7,00. Porém se quiser pegar o VLT que é uma linha de trem, (uma espécie de bonde mais moderno) ficaria R$3,80 a passagem. Você pode pegar o VLT no aeroporto e descer em suas estações. Um projeto que foi inaugurado para as Olimpíadas.

Dica: O VLT só existe no aeroporto doméstico Santos Dumont. No aeroporto internacional funciona o BRT (ônibus com pista exclusiva), o valor das passagens é praticamente o mesmo.

Copacabana

Deixamos nossas malas no hotel e fomos bater perna no calçadão de Copacabana, o dia estava de sol, lindo e almoçamos em um dos quiosques por lá. Não saiu caro, o valor de cada prato estava a partir de R$20,00 e foi bem servido. Dali, fomos direto para o Forte de Copacabana passando pela famosa estátua de Carlos Drummond de Andrade e Dorival Caymmi.

Esse Drummond é uma figura..haha

Eu achei o Forte de Copacabana um lugar magnífico com uma vista maravilhosa, pois você vê toda a baía de Copacabana, conhece o museu do forte e aproveita para tomar café na famosa Confeitaria Colombo sentado nas mesas do lado de fora (só prepara o bolso), um lugar lindo demais que vale muito a pena conhecer pela sua vista e história.

Entrada do Forte de Copacabana

Vista da baía de Copacabana no Forte

Entrada do Museu do Forte de Copacabana

Olha a vista da saída do museu do Forte

Cristo Redentor

Logo depois disso, fomos pegar a van para subir até o Cristo Redentor. Para subir o Corcovado você pode ir de carro até um certo trecho, depois você é obrigado a pegar uma van própria deles para subir o trecho final. Ou você já pode pegar a van em um dos trechos espalhados pela cidade, eu comprei o ingresso pela internet que me dava o direito de ida/volta saindo de Copacabana e a entrada ao Cristo. Super indico, são ótimas vans, com pessoal credenciado e não achei caro, clique no site e veja. Paguei no meu ticket R$86,00.

Dispensa legendas

Museu do Amanhã e Centro

Segundo dia, tivemos a ideia de irmos para o Museu do Amanhã, era relativamente perto do hotel e um programa bem relax, chegamos e estava uma fila enorme, porém andou rápido e estava bem organizado. Se você tiver um tempinho, vá para o Museu, o lugar é incrível, com obras de arte maravilhosas, enorme, super bem estruturado e o preço não é caro: Inteira R$20,00 e meia R$10,00, se você for carioca também paga meia.

Museu do Amanhã

Logo depois disso, seguimos mais para o centro e visitamos a Candelária, eles reformaram tudo por lá e está muito bonito.

Igreja da Candelária

Vista do porta na Candelária

Lapa: Eterno Bairro Boêmio

Almoçamos na frente do Teatro Municipal e depois seguimos para a Lapa, conhecer esse bairro boêmio durante a noite, porque de dia é super deserto, então fica com cara de decadente, conheci a famosa Escadaria Selarón e logo depois, fomos pegar o bonde para o bairro de Santa Tereza, aquele que passa por cima dos Arcos da Lapa. Achei o passeio bem gostoso, mas esteja preparado para um bom chá de cadeira, pois demora bastante. O bonde vai até metade do caminho e depois você já volta no próximo. Em alguns pontos pode fazer uma parada com belas paisagens do Corcovado.

Arcos da Lapa

Escadaria Selarón Lapa

No último dia, tinha reservado para a praia, mas choveu e infelizmente fiquei no hotel o dia todo, mas a viagem valeu muito a pena e farei outros pontos turísticos da próxima vez.

Até mais e uma boa viagem para você!